• Home
  • Afiliados
    • Programa Afiliados
    • Cadastrar Afiliado
    • Área Afiliados
  • Sair
  • Acesso Aluno
  • Home
  • Afiliados
    • Programa Afiliados
    • Cadastrar Afiliado
    • Área Afiliados
  • Sair
  • Acesso Aluno

Startup Brasil

  • Home
  • Blog
  • Startup Brasil

Movida engata expansão internacional com aquisição em Portugal

  • Postado por Timwood Educacional
  • Categorias Startup Brasil
  • Data 21/09/2022

[ad_1]

Companhia de aluguel de veículos, de gestão de frotas e venda de seminovos do grupo Simpar, a Movida está dando a partida em seu plano de internacionalização e elegeu Portugal como seu primeiro destino.

Para marcar sua chegada ao país, a empresa anunciou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a compra da locadora de veículos local Drive on Holidays, pagando € 55 milhões. O acordo foi fechado por meio da subsidiária Movida Finance, em uma operação cujo enterprise value foi estabelecido em € 66 milhões, considerando a dívida líquida de € 11 milhões.

Nos termos da transação, do total acertado, € 52,5 milhões foram pagos aos vendedores e € 2,5 milhões ficaram retidos para eventuais indenizações.

“Essa aquisição faz parte do nosso planejamento estratégico de internacionalização da Simpar e da Movida”, diz Renato Franklin, CEO da Movida, ao NeoFeed. “Como já dissemos aos nossos investidores, queremos ter parte da receita em moeda forte, dólar ou euro.”

Sediada em Lisboa e há 11 anos no mercado, a Drive on Holidays possui quatro lojas próximas aos principais aeroportos portugueses e uma frota de aproximadamente 3,3 mil veículos.

Com a aquisição, Ricardo Esteves, um dos acionistas fundadores da companhia, permanecerá como principal executivo da empresa, que seguirá operando de forma independente. O acordo prevê ainda a manutenção dos 130 funcionários da locadora. 

Segundo Franklin, o que chamou a atenção da Movida e da Simpar na Drive on Holidays foi o bom nível de serviços prestados pela empresa, juntamente com seu baixo custo operacional e um bom desempenho financeiro. 

Dados divulgados pela Movida mostram que, entre junho de 2021 e junho deste ano, a Drive on Holidays registrou uma receita líquida de € 20,2 milhões, Ebitda de € 16,3 milhões, lucro líquido de € 6,7 milhões e dívida líquida de € 11 milhões. 

“Foi uma via que encontramos para colocar o pé na Europa, por meio de Portugal, com uma empresa que está funcionando e está entregando”, afirma Franklin. 

A internacionalização é uma prioridade para as empresas do Simpar, que conferiu à sua equipe de M&A um mandato para expandir a holding para fora do País, por meio de aquisições e alianças. A ideia é que, em cinco anos, cerca de um terço da receita do grupo seja gerada em moedas fortes. 

Esse caminho é também um movimento prioritário para os principais concorrentes da Movida. Em entrevista ao Conexão CEO no ano passado, Luís Fernando Porto, CEO da Unidas, ressaltou que uma das questões que motivaram a fusão com a Localiza foi o fato de o acordo abrir portas para outros mercados de locação veículos além do Brasil. A Localiza já opera em quatro países da América do Sul, com 81 franquias. 

A escolha da Movida por Portugal se deve ao fato de o país falar o mesmo idioma e ter semelhanças culturais com o Brasil, o que potencializa a captura de sinergias na esfera administrativa. 

O país também tem um fluxo relevante de turistas, muitos deles brasileiros, além de ser um mercado pequeno, fragmentado e subpenetrado quando se trata de locação de veículos. Isso permitirá à Movida trazer novas frentes de negócios, como gestão de frotas e assinatura de veículos. 

“É um negócio igual ao que tínhamos no início da Movida, quando trouxemos mais clientes para o mercado de aluguel de carros sem ficar brigando com concorrentes. É o que imaginamos que dá para fazer em Portugal”, afirma Franklin. 

Nessa primeira escala, a prioridade do plano de internacionalização da Movida é o fortalecimento da Drive on Holidays, com foco na melhora da execução de serviços, investimentos em tecnologia e no atendimento para melhorar a experiência do cliente. 

“A gente acredita que isso traz mais demanda”, diz Franklin. “Com isso, você consegue crescer frota, mantendo ou melhorando rentabilidade, ganhando escala. Esse é o objetivo principal, ser referência em termos de serviços em Portugal.”

As ações da Movida fecharam o pregão de hoje com queda de 2,67%, a R$ 13,12. No ano, os papéis acumulam queda de 16,8%. O valor de mercado da companhia está em R$ 4,8 bilhões. 

No segundo trimestre, a empresa registrou um lucro líquido de R$ 186,8 milhões, aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2021. Na mesma base de comparação, a receita cresceu 89,8%, para R$ 2,4 bilhões, e o Ebitda subiu 2,3 vezes, para R$ 905,3 milhões.

[ad_2]

  • Compartilhe:
Timwood Educacional

Post anterior

The Startup Magazine What Is Print-On-Demand?
21/09/2022

Próximo post

A corrida bilionária da Europa na busca por fontes alternativas de energia
21/09/2022

Você também pode gostar

Elon Musk muda de ideia e volta a propor compra do Twitter pelo preço inicial
04/10/2022

[ad_1] Depois de idas e vindas, com direito a acusações de fraco combate a bots e uma parada nos escritórios de advogados, Elon Musk parece estar novamente disposto a fechar um acordo para adquirir o Twitter. E com uma grande …

Ícone do mercado, Ray Dalio sai de cena na Bridgewater Associates
04/10/2022

[ad_1] Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates Um dos principais gestores do mundo, cujas leituras a respeito de mercados e economia são consideradas por investidores e até governos, Ray Dalio anunciou nesta terça-feira, 4 de outubro, que está transferindo o …

Votorantim Cimentos solidifica estratégia global com nova marca
04/10/2022

[ad_1] ST.Marys Cement e Mcinnis, no Canadá; Superior Materials e Valley View, nos Estados Unidos; Cementos Balboa, na Espanha; Cementos Artigas, no Uruguai; e mais outras dezenas de marcas espalhadas por 11 países. Olhando separadamente, esse amontoado de players regionais …

Matricule-se Já!

  • Oferta! Basic Plan - Apenas Conteúdo
    Basic Plan – Apenas Conteúdo R$ 1.299,00 O preço original era: R$ 1.299,00.R$ 982,62O preço atual é: R$ 982,62. Adicionar ao carrinho

Posts recentes

  • How Important Is Learning English?
  • Dez Motivos para você aprender Inglês.
  • Como Me Mantenho Motivado Para Aprender Japonês? E Como Você Pode Fazer O Mesmo
  • Protegido: Relatório de Agendamento de Aulas
  • A Beginner’s Guide to Business Success in the Metaverse 
timwood-logo

Copyright © 2025, este site e todo seu conteúdo pertencem a TIMWOOD Educacional e possui seu direitos reservados.

  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Política de Cookies (BR)

Faça login com sua conta de site

Perdeu sua senha?