Arrecadação maior indica retomada do mercado de trabalho, diz economista
[ad_1]
Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (26), Tiago Sbardelotto, economista da XP, afirmou que o resultado da arredação federal de julho reflete uma economia “saudável” e em aceleração com a retomada do mercado de trabalho.
“A arrecadação divulgada é um sinal de que a economia está indo bem. Uma parte do recolhimento do governo veio de arrecadação previdenciária e Imposto de Renda do trabalho, o que indica que o mercado de trabalho também está acelerando, retomando”, destacou o economista.
A arrecadação federal bateu novo recorde mensal em julho deste ano, chegando a R$ 202,588 bilhões entre recolhimento de impostos e contribuições. Esse é o melhor resultado para toda a série histórica do mês, iniciada em 1995.
O resultado também é o sétimo recorde consecutivo em 2022, considerando a comparação anual dos meses anteriores. Sbardelotto afirmou que uma parcela deste resultado também se deve aos lucros maiores das empresas este ano.
“Boa parte da arrecadação está refletindo um componente importante, que é o lucro das empresas. Isso significa que as empresas estão faturando mais, a economia está saudável e o governo tem mais recursos para se financiar”, destacou.
Por fim, o economista da XP declarou que a arrecadação recorde nestes meses de 2022 pode fazer com que o governo diminua seu endividamento para os anos posteriores.
Compartilhe:
[ad_2]