Sem destino: unidade de motos elétricas da Harley-Davidson derrapa na bolsa
[ad_1]
Empresa sinônimo de motocicleta em todo o mundo e imortalizada no filme Sem destino, a Harley-Davidson criou em 2019 uma divisão para produzir exclusivamente motocicletas elétricas, a LiveWire.
Cindida da estrutura da companhia em maio do ano passado, a unidade estreou no mercado de ações nesta terça-feira, dia 27 de setembro, depois de se fundir com uma Special Purpose Acquisition Company (SPAC), as populares empresa de cheque em branco.
Mas a chegada da primeira montadora de motos elétricas ao mercado americano não animou os investidores. Depois de engatar uma alta nos primeiros minutos, chegando a subir mais de 23%, as ações da LiveWire derraparam feio no mercado, encerrando o dia de estreia com queda de 12,14%, a US$ 8,25.
Vale ressaltar que o dia não foi positivo no mercado americano. Diante dos receios dos investidores em relação aos rumos da política monetária nos Estados Unidos e outras economias desenvolvidas, o Dow Jones terminou com queda de 0,42%, aos 29.134,99 pontos, e o S&P 500 recuou 0,21%, aos 3.647,29 pontos. O Nasdaq não seguiu pelo mesmo caminho, fechando com alta de 0,25%, aos 10.829,50 pontos.
No fim de 2021, a Harley Davidson anunciou um acordo com a AEA-Bridges Impact Corp., SPAC criada pela empresa de private equity AEA e a gestora Bridges Fund Management, para levar a LiveWire ao mercado.
A LiveWire é a mais recente companhia de veículos e motocicletas elétricas, junto com carros autônomos, a se tornar uma empresa pública via SPAC. A montadora de carros de luxo Lucid Motors estreou no mercado em julho do ano passado, avaliada em US$ 24 bilhões.
Quem também utilizou uma SPAC para abrir o capital foi a montadora de caminhões Nikola, em 2020. Recentemente, o fundador da companhia, Trevor Milton, foi acusado de enganar investidores, tendo que se defender nos tribunais.
Com a operação, a LiveWire levantou cerca de US$ 334 milhões, sendo avaliada na casa dos US$ 1,8 bilhão. Os recursos serão destinados no desenvolvimento de novos produtos e elevar a capacidade produtiva e de distribuição das motos. A Harley Davidson permaneceu como acionista majoritário, com uma fatia de 74% no capital social.
A LiveWire tem dois modelos, a LiveWire ONE e a S2 Del Mar. Nos Estados Unidos, elas são vendidas a partir de US$ 22,8 mil e US$ 17 mil, respectivamente.
[ad_2]