• Home
  • Afiliados
    • Programa Afiliados
    • Cadastrar Afiliado
    • Área Afiliados
  • Sair
  • Acesso Aluno
  • Home
  • Afiliados
    • Programa Afiliados
    • Cadastrar Afiliado
    • Área Afiliados
  • Sair
  • Acesso Aluno

Startup Brasil

  • Home
  • Blog
  • Startup Brasil
Na Shopee, um e-mail do CEO decreta fim do crescimento a qualquer custo

Na Shopee, um e-mail do CEO decreta fim do crescimento a qualquer custo

  • Postado por Timwood Educacional
  • Categorias Startup Brasil
  • Data 19/09/2022

[ad_1]

A Shopee registrou um prejuízo de US$ 648,1 milhões no segundo trimestre de 2022

A Shopee atravessa um momento conturbado em seus negócios. Somente em setembro, a companhia informou que estava encerrando suas operações na Argentina e que iria reduzir o quadro de funcionários em outros mercados da América Latina. Também nesse mês, a plataforma de e-commerce promoveu um aumento no take rate cobrado dos sellers no Brasil.

As medidas despertaram dúvidas sobre o futuro do negócio. A tensão foi tanta que o Forrest Li, fundador e CEO do Sea Group, conglomerado de Cingapura que controla a operação, enviou pessoalmente um e-mail aos funcionários da companhia abordando esses movimentos.

Mas além das explicações sobre esse contexto, o documento, obtido pelo NeoFeed, trouxe também um aviso: a companhia vai apertar ainda mais o cinto.

“Devemos encontrar todas as formas de reduzir nossos custos operacionais. Quanto mais dinheiro economizamos a cada dia, mais tempo podemos comprar para enfrentar essa tempestade”, informa um dos trechos do e-mail enviado pelo CEO da Sea aos funcionários da Shopee em todo o mundo.

A mensagem lista algumas das ações que serão adotadas de imediato para reduzir os gastos. As principais medidas estão relacionadas aos gastos dos funcionários em viagens de trabalho.

A partir de outubro, todos os reembolsos para essas viagens estarão limitados a voos de classe econômica e a um valor de US$ 150 por diária em hotéis. Em viagens internacionais, as despesas com refeições estarão restritas a US$ 30 por dia, enquanto no caso do transporte, a orientação é usar a opção mais econômica ofertada por serviços locais de mobilidade.

Além disso, Li informou que os líderes da companhia não irão receber nenhuma compensação no curto prazo. A ordem é economizar o máximo de recursos até que a empresa esteja saudável financeiramente.

O executivo explicou que as medidas integram um plano da empresa para se tornar autossuficiente – o que consiste em atingir fluxo de caixa positivo. Isso deverá ser feito num período entre 12 e 18 meses.

“A única maneira de nos libertarmos da dependência de capital externo é nos tornarmos autossuficientes, gerando caixa suficiente para todas as nossas necessidades e projetos”, diz um dos trechos do documento.

Virar essa chave não será fácil. Apesar de reportar um crescimento de receita de 75,6%, para US$ 1,75 bilhão, no segundo trimestre de 2022, e de 27,2% no volume bruto de mercadorias (GMV), para US$ 19 bilhões, a Shopee viu seu prejuízo operacional passar de US$ 579,8 milhões para US$ 648,1 milhões na comparação com igual período de 2021.

Os resultados impactaram diretamente o desempenho do Sea Group na bolsa de valores. Avaliado em US$ 33,2 bilhões, o grupo comandado por Li já perdeu mais de 70% de valor de mercado desde o começo do ano.

A Shopee cresceu ao se aproveitar de uma estratégia agressiva de expansão, bancada pelo dinheiro de investidores. Foi desta forma que a empresa ganhou fôlego para sair da Ásia e conquistar novos mercados na América Latina e na Europa.

Nos últimos meses, no entanto, a empresa passou a enfrentar dificuldades. Ao mesmo tempo em que os resultados financeiros apontam para o aumento do prejuízo, o mercado ficou mais restrito e com menos opções para novas captações. A solução, então, foi mudar a estratégia.

“No passado, focamos primeiro no crescimento e, às vezes, no crescimento a qualquer custo. Esta não foi uma abordagem errada, pois as condições globais estavam repletas de oportunidades na época”, diz um dos trechos do e-mail. “Mas agora que as condições globais mudaram, nós também devemos nos adaptar.”

Forrest Li, fundador e CEO do Sea Group

Essa adaptação se traduziu no fim das operações na Argentina, Espanha e Índia. Houve também redução do quadro de funcionários em mercados como Chile, Colômbia, México, Tailândia, Indonésia, Vietnã. O Brasil, a princípio, passou ileso no que diz respeito aos cortes.

Numa tentativa de tranquilizar os funcionários, mas ainda manter o alerta, Li afirmou que a empresa hoje tem “uma base sólida de dinheiro” que coloca o negócio “em uma posição segura” em relação ao mercado de tecnologia. “No entanto, podemos facilmente extinguir essa base se não formos cuidadosos”, acrescentou.



[ad_2]

  • Compartilhe:
Timwood Educacional

Post anterior

Santander dá condições especiais para financiamento de franquias – Money Times
19/09/2022

Próximo post

A “mãozinha” robótica que ajuda na colheita de frutas
19/09/2022

Você também pode gostar

Elon Musk muda de ideia e volta a propor compra do Twitter pelo preço inicial
04/10/2022

[ad_1] Depois de idas e vindas, com direito a acusações de fraco combate a bots e uma parada nos escritórios de advogados, Elon Musk parece estar novamente disposto a fechar um acordo para adquirir o Twitter. E com uma grande …

Ícone do mercado, Ray Dalio sai de cena na Bridgewater Associates
04/10/2022

[ad_1] Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates Um dos principais gestores do mundo, cujas leituras a respeito de mercados e economia são consideradas por investidores e até governos, Ray Dalio anunciou nesta terça-feira, 4 de outubro, que está transferindo o …

Votorantim Cimentos solidifica estratégia global com nova marca
04/10/2022

[ad_1] ST.Marys Cement e Mcinnis, no Canadá; Superior Materials e Valley View, nos Estados Unidos; Cementos Balboa, na Espanha; Cementos Artigas, no Uruguai; e mais outras dezenas de marcas espalhadas por 11 países. Olhando separadamente, esse amontoado de players regionais …

Matricule-se Já!

  • Oferta! Basic Plan - Apenas Conteúdo
    Basic Plan – Apenas Conteúdo R$ 1.299,00 O preço original era: R$ 1.299,00.R$ 982,62O preço atual é: R$ 982,62. Adicionar ao carrinho

Posts recentes

  • How Important Is Learning English?
  • Dez Motivos para você aprender Inglês.
  • Como Me Mantenho Motivado Para Aprender Japonês? E Como Você Pode Fazer O Mesmo
  • Protegido: Relatório de Agendamento de Aulas
  • A Beginner’s Guide to Business Success in the Metaverse 
timwood-logo

Copyright © 2025, este site e todo seu conteúdo pertencem a TIMWOOD Educacional e possui seu direitos reservados.

  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Política de Cookies (BR)

Faça login com sua conta de site

Perdeu sua senha?